Coaching e Mindfulness

O mercado nunca necessitou tanto de líderes como atualmente, principalmente líderes que façam a diferença, sejam criativos e que tenham a inovação como pratica usual.

Para enfrentar a forte concorrência, a crise econômica, o desarranjo social e político e a necessidade de produzir mais a um menor custo, as empresas necessitam de líderes que entre outras competências pratiquem a Mindfulness ou Atenção Plena.

Mindfulness pode ser desenvolvida em programas de Coaching ou Mentoria, por um Coach especializado que já a venha praticando pessoalmente a algum tempo e tenha suas características incorporadas a seu dia a dia. Grandes empresas como Google e Microsoft já mantém profissionais em seus quadros que auxiliam seus funcionários na aquisição das competências necessárias para sua prática.

Os profissionais que praticam Mindfulness têm características marcantes que são muito importantes a todas organizações:

• São menos reativos e mais proativos, além de serem propensos a ouvir atentamente as opiniões de outras pessoas, principalmente quando antagônicas ao seu ponto de vista e em vias de instalação de um conflito.
• Têm mais facilidade de gerar um clima cordial e de comprometimento nas equipes.
• Apresentam maior habilidade para enfrentar desafios sozinhos, pela automotivação e pelo instinto de investigação do novo que adquirem com a pratica.
• Como têm facilidade para ir da introspecção ao bom relacionamento interpessoal, sabem utilizar o seu estado mental para enxergar holisticamente os problemas, proporcionando uma melhor tomada de decisão.
• Pelo interesse que têm na condução das tarefas, demonstram com seus comportamentos um interesse autentico em suas atividades, gerando confiança, que leva os demais a trabalhar de forma mais colaborativa.
Os programas de Coaching que desenvolvo com objetivo de incorporar a Mindfulness, têm como pilares principais:

Consciência atenta:
Trata-se da percepção e entendimento das suas próprias emoções e a dos outros, além da tomada de consciência das reações emocionais, cognitivas e físicas, o que em última análise desenvolve a resiliência.

Foco, atenção e Relaxamento:
Tem a finalidade de capacitar o coachee a se concentrar por longos períodos com menos estresse, mantendo o foco e a atenção plena no que é importante e estratégico. Busca também o treinamento do relaxamento físico e mental para que possa utilizar quando estiver sobre pressão ou estresse.

Desenvolvimento e cultivo da prática da boa vontade:
A pratica de uma visão positiva frente aos obstáculos promove um compromisso voluntário entre os membros de uma equipe, além de reduzir significativamente os conflitos tão comuns em equipes de trabalho.

Estas são as peças iniciais para a formação de um “kit de ferramentas” que proporcionará aos praticantes da Mindfulness condições de tomar decisões estratégicas, corretas e conscientes, em momentos de alto estresse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *