Como melhorar sua Inteligência Emocional

Muitos artigos sobre gestão de carreira mencionam o desenvolvimento da Inteligência Emocional como uma das 5 ações mais importantes a serem tomadas por um profissional, mas a maioria deles diz que esta deve ser a primeira coisa a ser feita.

Veja algumas dicas de como começar a melhorar a sua Inteligência Emocional:

1. Ao menos duas vezes ao dia formule para você mesmo três frases começando com “Eu sinto”.

Esta é uma forma simples de você se dar conta como se sente em relação a diversos assuntos. Isto faz com que você aumente a sua autoconsciência.

2.  Comece a rotular sentimentos,

Isto mantém a sua atenção em você mesmo e naquilo que você pode controlar e não nas coisas externas que não dependem de você.

3. Analise seus próprios sentimentos em lugar do comportamento dos outros

Nunca é demais repetir que você deve analisar as suas emoções e deixar de lado a criticidade.

4. Pergunte aos outros como eles se sentem

Isto permite que você proporcione aos outros a oportunidade de também avaliarem as suas emoções. Esta ação ajuda a desenvolver a empatia e a compreensão, favorecendo os relacionamentos interpessoais.

5. Reserve um tempo para refletir sobre os seus sentimentos

Faça isso quando você estiver em situações sob pressão. Verifique se suas emoções não estão interferindo em suas decisões ou comportamentos.

6. Identifique tudo que limita você ou que lhe cause temor ou ansiedade

Isto também aumenta a sua capacidade de autoconsciência

7. Tome posse de suas emoções

Não permita que os outros interfiram em suas emoções e nem espere que os outros o façam feliz. Você deve assumir a responsabilidade total sobre sua vida e sobre suas emoções. Ser feliz é algo que depende de você.

Quando você desenvolver estas poucas ações, terá uma noção de como tudo pode melhorar a sua volta. Pode também criar alicerces do que será construído daqui para frente não só na sua vida pessoal quanto na profissional.

A consequência disso será um sensível desenvolvimento em sua forma de gestão com a consequente melhoria em seu desenvolvimento profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *