Como mudar meu Mindset?

Grande parte do que você acredita ser sua personalidade, na verdade é fruto de seu mindset, o mesmo mindset que impede ou alavanca seu sucesso e realizações.

O Mindset é produto de suas crenças.

Talvez uma explicação superficial, mas que serve como exemplo: uma criança quando aprende a andar, ainda não teme desafios, não quer (ainda) provar que é inteligente e muito menos se preocupa em errar, cair e levantar. Não se humilha a cada tentativa ou insucesso, não se preocupa com os outros, simplesmente segue adiante em busca de seu objetivo. Ao longo da vida, porém, esta mesma criança pode adquirir crenças que moldarão seu mindset e passará a rejeitar a oportunidade de aprender.

Podemos dividir este mindset em dois grandes grupos, o Mindset Fixo onde a pessoa necessita de afirmação e o Mindset de Crescimento onde sempre busca desenvolvimento. Mesmo que tenhamos em determinadas situações ora um ora outro, todas as ações de sucesso e prosperidade são tomadas sob o Mindset de Crescimento.

A boa notícia é que em qualquer fase da vida podemos mudar as nossas crenças e mudar o nosso modelo mental. A seguir vou enumerar algumas ações que auxiliam na mudança de um Mindset Fixo para um de Crescimento.

  1. Aprenda a ouvir a “voz” de seu Mindset Fixo

Tenho ouvido relato de pessoas que quando estão diante de um desafio, parecem escutar uma voz que diz: Tem certeza que você tem capacidade para fazer isso? Talvez você não tem talento para esta empreitada. Se errar será um fracassado. Vão rir de você. Se proteja, não tente nada agora, mantenha seu bom nome! Vai arrumar problema para você, fique na sua!

Aprenda a ouvir, se isto acontece com você, reaja! Enfrente! Analise! Vá em frente! Mesmo que não dê muito certo, você terá uma excelente oportunidade para aprender com seus erros e aprimorar seus procedimentos na próxima tentativa.

  1. Você sempre tem o direito a uma escolha – aceite isso!

Todos temos contratempos, desafios, dificuldades e etc., mas como interpretamos estas ocorrências é uma escolha nossa. Caso tenha um Mindset Fixo, certamente julgará que faltam competências a você. Se entender que você está em uma melhoria continua e que obstáculos são normais em toda caminhada e que servem como ponto de apoio para um crescimento sustentável, a sua mentalidade é de crescimento.

A maneira de como enfrenta as dificuldades, mostra seu Mindset

  1. Quando “Ouvir a voz” do Mindset Fixo, dialogue com ela

Quando pensar ou sentir forma semelhante ao mostrado no item 1, dialogue com ela. Não aceite de forma pacífica, observe que são oportunidades que surgem para o crescimento.

Se julga que não tem competência, encare como uma oportunidade para ver até onde vão suas habilidades naquele assunto. Questione aquilo “que ouve”, analise se tem fundamento real. Faça uma reflexão e observe que estes sentimentos podem ser frutos de uma crença que você tenha e que normalmente é improcedente.

  1. Encare a situação com um Mindset de Crescimento

Analise a situação e assuma o desafio, não se contamine pelo “obstaculismo”, não veja apenas situações que para você podem ser desanimadoras, veja que sempre existe uma possibilidade de fazer destas ocorrências um verdadeiro laboratório.

Aprenda com os possíveis fracassos, ouça as críticas com atenção, mas não se deixe esmorecer, pois estas mesmas críticas podem ser excelentes dicas para achar o rumo correto.

Nunca se esqueça que sua vida vai seguir em frente, apenas a encare da melhor forma possível, pois é você quem escolhe como vive-la.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *