DIETA MENTAL – O cardápio

Recentemente escrevi um artigo sobre DIETA MENTAL e ao que parece toquei em um ponto que interessou a várias pessoas, pois foram muitas as mensagens recebidas com diversos tipos de questionamentos, mas a maioria perguntava a “receita” desta dieta.

Antes de apresenta-la é interessante recordarmos alguns pontos importantes.

Quando pensamos, os neurônios se conectam através de cargas elétricas que, em movimento, geram campos magnéticos, o que nos torna semelhantes a uma antena de rádio, emitindo ondas em determinadas frequências. Em outras palavras: os nossos pensamentos interferem no ambiente ao nosso redor, inclusive nas pessoas próximas, atraindo-as ou afastando-as. O grande perigo é que pela forma como pensamos podemos atrair pessoas que de certa forma vão reforçar os sentimentos negativos que temos naquele momento.

Você já pensou que muito de seu estresse, desanimo, insucesso é apenas consequência de como pensa?

O seu pensamento é o que determina o seu tipo de vida, daí a necessidade da dieta mental que consiste em assumir o controle consciente de seus pensamentos por um prazo determinado, o suficiente para se tornar um hábito.

Explicando melhor: Para uma vida mais saudável emocionalmente devemos manter uma vigilância constante no que pensamos, no que falamos e com o que nos alimentamos sensorialmente, isto é, notícias que acompanhamos, filmes que assistimos, ambientes em que vivemos e com quem nos relacionamos. Se mantivermos uma persistência em nossa vigilância, este comportamento se tornará um hábito. O conjunto, Vigilância e Persistência, que se transforma em hábito é a essência da Dieta mental.

Na viagem de veleiro que mencionei naquele artigo, foi-nos pedido que colássemos a receita da “dieta” em local bem visível, para que pudéssemos vê-la com frequência a fim de interiorizar o procedimento, a receita que recebemos foi esta, que agora compartilho com você:

  1. Enquanto estiver a bordo, assuma o controle total de seus pensamentos e emoções.
  2. Proibido pensar ou remoer pensamentos e emoções áridas enquanto estiver a bordo.
  3. A qualquer sinal de desanimo ou lembranças desagradáveis não alimente esta linha de pensamento, anote o pensamento e a seguir apenas olhe para o mar ou lembre-se de boas situações que tenha vivenciado.
  4. Sempre redirecione o foco para situações de alegria e de paz.
  5. Nunca pense nos problemas, mas somente nas suas soluções e como transformar estes problemas em uma experiência de Vida.
  6. Se você se der conta que está remoendo um problema ou tendo pensamentos negativos – PARE e RETOME O SENTIDO DOS PENSAMENTOS.
  7. Não fale ou pense em desgraças, tragédias, ocasiões negativas ou constrangedoras. Fale sempre positivamente.
  8. Não use frases no condicional quando a sua verdadeira intenção é que aquela ação se realize.
  9. Não crie obstáculo à sua vontade. Você tem condições de realizar seus sonhos e o que você fizer não poderá prejudicar ou incomodar outra pessoa.
  10. Não se coloque em condição inferior ou superior a ninguém.
  11. Tome posse de você. Sempre auxilie os outros com pensamentos e bens materiais. Seja um Líder Servidor. Seja Feliz.
  12. Tenha gratidão por tudo que tem.

Em um local estratégico do Let It Be, o nosso veleiro, foram colocadas duas urnas. Em uma delas deveríamos colocar um papel onde deveríamos escrever os problemas, aflições ou lembranças negativas que surgissem em nossa mente, que após incinerados teriam suas cinzas jogadas ao mar. Na outra, deveríamos colocar um papel assinado por nós a cada “infração” cometida e percebida por um outro tripulante. Cada papel assinado teria valor de R$ 5,00 que seriam recolhidos ao final do passeio e destinados a uma instituição filantrópica previamente escolhida.

Ao final do texto da receita da Dieta Mental havia uma frase que até hoje, passados alguns anos, ainda está muita viva em minha memória:

PENSAMENTOS geram SENTIMENTOS que ocasionam AÇÕES que produzem RESULTADOS, em última análise: os resultados que você obtém são fruto de seus pensamentos.

Reflita você também sobre isto, mude seus pensamentos e se beneficie dos resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *