Doses diárias de felicidade

Não são necessárias grandes mudanças de comportamento para aumentar o nível de felicidade, mas sim prestar atenção a alguns detalhes para que possa injetar uma dose diária de bem-estar ao seu dia a dia.

Se observarmos as pessoas ao nosso redor veremos que a felicidade é almejada por todos, mas infelizmente ter um estado de felicidade é mais fácil para uns que para outros. A boa notícia é que a felicidade pode ser aumentada com pequenas mudanças em como enxergamos a vida e na habilidade de apreciar os bons momentos que normalmente passam despercebidos pela maioria das pessoas.

Nunca se esqueça que você nasceu para ser feliz.

Deixe de lado sua visão crítica ao ler estas dicas simples, pratique-as sem julgamento e observe como é simples aumentar seu nível de felicidade.

1. Pratique a sua felicidade na felicidade dos outros
Quando observar outras pessoas fazendo coisas que as deixam felizes, como por exemplo: praticar uma atividade física, rir com grupos de amigos, concluir uma tarefa importante para eles, não deixe de fazer um comentário elogioso a elas, algo como “Estou feliz pela sua felicidade” ou “que bom que você conseguiu, estou feliz por isso”. Caso não seja possível externar a sua opinião nestas situações ao menos faça este comentário para você mesmo. Esta prática acostumará seu cérebro a identificar pequenos momentos de felicidade que mais cedo ou mais tarde serão úteis para você.

2. Pratique a comunicação não violenta com você mesmo
Sabemos que somos os nossos piores críticos e a forma como falamos para nós mesmos tem impacto significativo em como nos sentimos. Claro que um pouco de autocritica é normal, mas isto não nos dá o direito de sermos carrascos de nós mesmos. Este comportamento abala o seu estado de felicidade, não aja assim para seu próprio bem.
Uma sugestão é você relacionar as coisas que você gosta em você mesmo, aquilo que lhe dá prazer e felicidade quando executa e pensar muito nelas, meditar sobre elas e perceber que você também tem características e comportamentos que lhe agradam. Procure evidenciar estas características, não as oculte.

3. Pratique a comunicação não violenta com os outros
Infelizmente usamos o sarcasmo, o desprezo e até a manipulação dos outros para obter o que queremos. Este tipo de comunicação é veneno para nosso bem-estar emocional.
Sempre que perceber que está com este comportamento ou mesmo que ele está surgindo, respire profundamente algumas vezes, analise a situação e as consequências deste ato e conduza seu comportamento para outro rumo. Se fizer isto, seu estado de felicidade vai agradecer você mais tarde. Pratique isto e veja como o resultado é favorável a você.

4. Relaxe e viva feliz
As coisas acontecem ao nosso redor em uma velocidade espantosa, fato que que se somado ao excesso de informações com que somos bombardeados diariamente nos provoca um estado de ansiedade e agitação.
Procure relaxar seu corpo algumas vezes ao dia. Respire fundo 3 vezes, colocando toda a sua atenção a este ato. Faça uma “varredura” mental em seu corpo e observe quais músculos estão tensos e os relaxe, solte o maxilar e se for possível dê uma boa espreguiçada. Terá uma grande surpresa em quanto isto ajudará você.

5. Foque nas coisas boas
Os noticiários, os comentários e infelizmente muitos de nossos conhecidos focam em notícias ruins, o que impressiona o nosso sistema nervoso fazendo com que o estado de ânimo e consequentemente a nossa felicidade fiquem abalados por estas situações. Não dê muita atenção aos acontecimentos ruins, que não lhe interessam, como por exemplo um acidente com um desconhecido, um caso policial em outro estado e outras situações semelhantes. Mantenha seu foco em coisas boas e se preocupe apenas com aquilo que mereça a sua preocupação.
Afaste-se de pessoas pessimistas e que se sentem derrotadas. O mau humor também é contagioso.
Em seu trabalho deixe de praticar a gestão do tempo e passe a praticar a gestão da atenção.

Estas 5 dicas são simples de serem praticadas, mas não eliminam a necessidade de exercícios físicos, boa saúde e qualidade de vida. Permita-se praticar durante uma semana o que estou propondo e veja os resultados ao final da semana e como bônus ainda observará que o clima em sua equipe de trabalho e em sua família melhorará em muito, pois a felicidade é contagiante.

” Adaptado de Mindfulness & Psychotherapy”

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