10 passos para você ter mais produtividade no trabalho

Sempre que falo em Meditação Mindfulness em meus treinamentos percebo que muitos ainda têm reservas quanto a esta prática que é cientificamente comprovada para aumentar a memória, reduzir o estresse e desenvolver o pensamento criativo. Mesmo com a desconfiança de alguns, sinto-me confortável por saber que esta prática é cada vez mais utilizada pelos grandes executivos e por aqueles que buscam a excelência profissional.

A meditação Mindfulness não tem nenhuma relação com práticas religiosas, porém está baseada em conhecimentos milenares. Hoje quero compartilhar com você estes “10 passos para ser mais produtivo no trabalho” com alguns ensinamentos do livro “Mindfulness at Work For Dummies” de Juliet Adams e Shamash Alidina.

Mindfulness está relacionado a desenvolver a consciência dos pensamentos, das emoções e da fisiologia e, como elas interagem entre si, além de ter consciência de tudo que ocorre ao seu redor, auxiliando no entendimento das necessidades daqueles que estão próximos a você.

Pesquisas realizadas na Oxford Univesity, entre outras, apresenta em suas conclusões que a prática da Meditação Mindfulness no trabalho pode:

  • Auxiliar os colaboradores a desenvolverem atitudes positivas quando estiverem atuando sob pressão ou situações estressantes.
  • Permitir que membros de uma equipe lidem melhor em cenários de alta complexidade
  • Aumentar a resiliência quando altamente desafiados
  • Contribuir para que desempenhem melhor suas atividades

A seguir quero compartilhar os 10 passos que proponho em meus processos de Coaching onde utilizo Mindfulness:

  1. Esteja presente conscientemente

Observe o que acontece ao seu redor e nas proximidades. Em outras palavras “fique ligado” a tudo o que acontece.Esteja sintonizado com o aqui e agora.

2. Faça pequenos exercícios de Meditação Mindfulness no trabalho

Estes exercícios treinam sua mente para ficar mais atenta, otimizando o seu desempenho e raciocínio. São exercícios simples como a meditação de 1 minuto, um dos muitos exercícios deste tipo:

Sente-se em sua cadeira de trabalho de forma ereta e se possível afaste um pouco as costas do encosto. Não é necessário fechar os olhos, foque um ponto mais abaixo da linha do horizonte.

Concentre sua atenção na respiração, sinta o ar entrando e saindo de suas narinas.

Se sua mente divagar, gentilmente retome sua atenção para a respiração

Após um minuto volte ao seu trabalho normalmente.

         3. Faça uma tarefa por vez

Se você é daqueles que se gaba de fazer varias coisas ao mesmo tempo, sinto informar que isto faz com que seu cérebro se acostume a pular de um tema para outro com frequência, não dando a devida atenção a nenhum deles, além de deixa-lo exausto e sem foco.

4. Use lembretes de atenção

O modo a que o seu cérebro está acostumado não é o de atenção, portanto é importante que deixe alguns lembretes para você mesmo, para trazê-lo ao modo de atenção.

Algumas sugestões:

  • Um alarme no celular (vibra call)
  • Registre em sua agenda digital, encontros com você mesmo
  • Coloque alguma figura em sua mesa de trabalho que a cada vez que a veja você se lembre de ter o seu modo de atenção acionado.

5. Desacelerar para acelerar

Líderes reduzem suas atividades para analisar e decidir qual a melhor ação a ser tomada. Após a decisão aceleram de novo, porém com a certeza de sucesso. Desta maneira aumentam a eficiência de suas ações, pois o cérebro tem maior capacidade de ficar focado no que realmente é importante.

6. Faça do estresse o seu amigo

Mude a maneira de como encara o estresse e terá nele um seu aliado.

Você poderá mudar a forma de administrar o seu estresse com a meditação Mindfulness.

Sob estresse o seu organismo responde de uma maneira agressiva, se você acalma seu cérebro com Mindfulness, certamente a resposta de seu físico será diferente e terá condições de administrar o fato causador do estresse.

7. Tenha Gratidão

O nosso estado normal é de negatividade frente as situações.

Nosso estado normal é focar nas coisas que dão errado e não naquelas que dão certo, e o antídoto para este comportamento é a Gratidão.

Algumas razões para praticar a gratidão:

  • Faz você se sentir melhor
  • Tem um impacto positivo na sua criatividade
  • Melhora a saúde
  • Melhora os relacionamentos no trabalho e o clima organizacional
  • Traz experiências positivas tanto na vida pessoal quanto na profissional

8. Desenvolva a humildade

A humildade traz em seu interior a sua aceitação de como realmente é, o que o torna uma pessoa mais confiável e segura de si.

9. Aceite o que não pode mudar

Tanto na sua vida pessoal quanto profissional a autoaceitação é um fator fundamental para confiança das pessoas com quem se relaciona.

Você não tem a obrigação de ser perfeito, mas sim de buscar sempre o melhor.

10. Tenha uma mentalidade de crescimento

Mindfulness desenvolve a sua atenção para o momento presente sem preocupar com suas habilidades ou competências, porém abre sua mente para novas possibilidades.

Uma mentalidade de crescimento lhe dará sempre disposição para novos desafios, conhecimento do novo e a identificação de novas oportunidades.

Uma mente serena, livre de interferências ou cobranças, aliada a uma mentalidade de autocrescimento fará de voce uma pessoa alinhada com as necessidades atuais do mercado de trabalho.

A sua produtividade no trabalho e o seu desenvolvimento profissional estão diretamente relacionados com a sua capacidade de manter seu pensamento sob controle e focado na direção certa.

Observe os pontos aqui relacionados, se necessário procure um Coach que utilize Mindfulness ou Atenção Plena em seus programas e prepare-se para o sucesso.

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