Quando sair para trabalhar, não esqueça a alegria em casa

Sabemos que a alegria interior é fundamental para que os profissionais tenham melhor desempenho. Mesmo que o assunto tenha sido estudado e inúmeras pesquisas realizadas, a simples observação comprova esta afirmação.

As pessoas alegres têm um comportamento mais positivo, agradável aos outros e tornam-se mais engajadas profissionalmente que as demais, mas a pergunta que surge é –  como conseguir isto? A solução está em como você conta a sua própria história para você mesmo.

Considere estas duas situações:

  1. – “Trabalhar não é bom. Já não é bom ter que sair da cama para trabalhar manhã após manhã. Já sei que terei que engolir alguns sapos, aturar situações que me estressam. Suporto tudo isto, mas até acho que não sou bom o suficiente para o meu cargo. Como encarar isto?”

Se esta situação fosse com você, como seria o seu desempenho e produtividade em seu dia de trabalho? Como seria visto pelos seus colegas? Uma pessoa mal-humorada? Uma pessoa amarga frente as circunstancias?

Vamos agora imaginar uma outra situação:

  1. – “Hoje, tenho o poder de escolha em ir ou não trabalhar, mas se for, terei uma nova oportunidade para crescer profissionalmente, de me sentir útil, de auxiliar meus colegas, de compartilhar meus conhecimentos e principalmente ter recursos financeiros para suprir as necessidades de minha família. Haverá desafios, dificuldades, frustrações, incertezas e uma série de outros dissabores, mas eu confio em mim e este trabalho não será para sempre, é uma questão de tempo eu migrar para uma outra posição nesta ou em outra organização. Meus colegas são humanos e também estão sujeitos aos mesmos entraves que encontro e eles não merecem o meu mal humor “

Agora imagine como seria seu dia de trabalho com esta mentalidade. Compare as duas situações anteriores.

Se você normalmente tem o comportamento da Situação 1, sugiro uma mudança para a Situação 2, mesmo que os motivos alegados continuem os mesmos, afinal você passará pelos problemas, mas a escolha de como encara-los é sua.

Não sugiro que você esconda a realidade dos fatos fingindo que o que existe na Situação 1 é pura imaginação, você sabe que não é, mesmo porque todos nós, vez ou outra, nos deparamos com tudo isto. Encare os problemas com outra mentalidade e você verá que serão muito mais fáceis de serem solucionados.

Nada acontecerá de mágico se você não tomar uma atitude, mas qual atitude tomar somente será percebida se você encarar o problema de forma diferente, buscando a solução e não o transtorno que ele causa. Com muita frequência olhamos para os obstáculos e não para onde queremos chegar.

Encare a situação com aceitação e não com conformismo. Se eliminar as emoções negativas da Situação 1, conseguirá encontrar com mais facilidade a porta de saída que o levará à melhores condições.

Amanhã cedo, logo que acordar, tente colocar em pratica a situação 2, procure incorporar uma mentalidade alegre, otimista e grata pelas circunstancias que surgirem, pois elas certamente darão a você a oportunidade de crescer um pouco mais, ficar mais “cascudo” para a vida, valorizando todos os aspectos e quando necessário rindo e se divertindo com seus próprios problemas, pois tem certeza que poderá solucioná-los se tiver atenção plena na situação.

One thought on “Quando sair para trabalhar, não esqueça a alegria em casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *