Você já identificou qual é o seu Mindset?

Com o Mindset certo, podemos superar desafios e alcançar objetivos pessoais e profissionais. Talento e competência não são suficientes, o mindset ou modelo mental da pessoa tem um impacto fundamental sobre o sucesso.

Na entrevista inicial com possíveis coachees costumo fazer uma ou duas perguntas genéricas, mas cujas respostas me fornecem o  modelo mental daquela pessoa, permitindo separar o seu mindset em dois grandes grupos e de posse desta informação escolho a abordagem mais adequada que utilizarei a seguir.

Há anos utilizo esta técnica e até o momento tem se mostrado eficaz, pois ao longo das sessões a minha percepção inicial é confirmada e na maioria das vezes, apenas um ajuste no mindset permite que o coachee, sozinho, encontre o caminho que estava buscando.

Eu creio tanto neste tipo de abordagem que desenvolvi há anos a minha própria metodologia de trabalho, a High Performance Mindset Coaching, ou como como os coachees costumam se referir – Coaching de Mindset.

Com as perguntas iniciais eu os classifico como Mindset Fixo ou Mindset de Crescimento que representa o modelo mental do coachee.

A literatura nos mostra que a pessoa que tem um MINDSET FIXO, acredita que suas qualidades são imutáveis, criando a necessidade constante de provar a si mesma o seu valor, enquanto a que tem MINDSET DE CRESCIMENTO se baseia na crença de que é capaz de cultivar suas qualidades básicas por meio de seu próprio esforço. Normalmente as pessoas que têm um Mindset de Crescimento prosperam nos momentos mais desafiadores de suas vidas, pois se permitem a experiencia da descoberta, além de terem uma facilidade muito grande em identificar seus pontos fortes e fracos.

Uma boa notícia é que uma pessoa pode mudar seu Mindset através de um esforço consciente e o auxílio de um profissional experiente facilita em muito esta tarefa.

Durante o programa de coaching quando mostramos ao coachee estes dois tipos de mindset e os conduzimos a adotar um Mindset de Crescimento, cuja característica principal é o desenvolvimento, reflexões sobre desafio e esforço vêm naturalmente.

Analisando o Mindset podemos entender muitos sentimentos e comportamentos que apresentamos, com isto podemos fazer uma revisão em nossa rota e aplainar a estrada que leva aos nossos objetivos, pois se tivermos Mindset Fixo, certamente o sucesso consiste em provar que somos inteligentes e talentosos, necessitamos de afirmação. Se apresentarmos um Mindset de Crescimento, o ponto focal é abrir-se para aprender algo novo. É a busca do desenvolvimento.

Você já identificou seu Mindset?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *